domingo, 8 de novembro de 2009

ABCDumb - Linguajar mágico


      Dia desses me peguei divagando sobre as ferramentas lingüísticas do universo business brasileiro. Tal momento insight (vejam só..rsrs) se deu especialmente após um professor meu lançar o seguinte torpedo : “No mundo dos negócios não existe arrogância; o que existe, de fato, é o homem driven by goals.”. POR QUE DIABOS ELE FALOU ISSO EM INGLÊS? Não poderia simplesmente falar “movido por metas” ou algo próximo disso?
      Já possuía em mim essa contestação ao uso do ‘portinglês’ – sim, você sabe que os businessmen brasileiros adoram misturar termos do inglês com nossa fala portuguesa...simplesmente fantástico, visto que ambas as línguas possuem palavras de origem equânime, como cavalo e horse!
      Atentemos, obviamente, para a existência de termos consolidados mundialmente, que são insubstituíveis; certa vez, por exemplo, minha professora de Marketing discutiu justamente o significado dessa palavra...o mais correto, aí, seria não traduzi-la – alguns fanfarrões da FGV já traduziram Marketing como Mercadologia.....mas eu não diria que isso foi muito bem recebido, não é mesmo? – mas sim utilizá-la em seu contexto conhecido.
      No entanto, palavras como plus – ah, que paixão por mandar “Um plus a mais”(wow), ou até mesmo paper – não seria mais simples lidar com um termo mais apropriado, como caso? – poderiam muito bem ser substituídas por suas equivalentes no português. Sem contar o famosíssimo feedback. Os iniciados - como eu - em áreas de negócios adoram meter o feedback em tudo. Feedback é chique. Não é como falar “Eu gostaria de saber sua opinião”. Nanana...”Qual o feedback de minha apresentação?”. Oloco. Aí sim. Esse cara é responsa, ele saber falar inglês, mermão!!
      Deveria haver um curso especial – short season – de treinamento em linguagem executiva. O título apropriado seria “Aprendendo language tools para uma successful career.”. Fantástico...aí está uma dica de empreendimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário